Saturday, 14 January 2012

Living in a Winter Wonderland

 Bem, eu sei que a tirinha que eu postei não tem nada a ver com o mês de novembro... mas é que eu tava afim de colocar aqui já que eu tinha acabado de fazer no rage comics builder.
 De qualquer jeito, em novembro, começou à nevar aqui em Dartmouth/Halifax. Pra mim e mais outra cambada de gente, foi o primeiro dia de neve. 
 Claro, tava frio pra caramba, ventando muito. E quando eu digo ventando muito, é muito mesmo. No dia tava se formando aquilo que os canadenses chamam de wind shield. Pra esclarecer, é como se alguém ficasse jogando gelo na sua cara. A sensação não é muito boa como você pode imaginar...
 Todo mundo saiu de casa com casacos pesados, botas/tenis de cano alto e tudo que você possa imaginar como roupa pra dia de frio. Os lockers do colégio estavam cheios, estufados com casacos molhados.
 Isso que tem me deixado um pouco estressado aqui no Canada. O fato de você sair de casa com uns 4 quilos de roupa, passar meia hora pra chegar num lugar e depois ter que tirar tudo aquilo e ficar carregando na mão. Na boa, a calefação é uma invenção muito útil. Mas acaba trazendo algumas situações desagradáveis.
 Bem, nas salas já dava pra perceber que a neve não iria parar de cair tão cedo. Tava tudo embaçado e os carros estavam soterrados de neve. A minha cara e a do Bruno aparentavam o horror de um Apocalipse de neve. E a gente olhava pra cara dos canadenses e lá estavam eles, bem de boa, aproveitando a aula de matemática no primeiro período e se preparando pra começar à ouvir o Mr. Edwards.
 A nossa cara chamou a atenção da raça que senta na janela e eles começaram a perguntar: 
- Por um acaso esse é o primeiro dia de neve de vocês?
 Quando a gente disse que sim, o assédio começou. Cada um da nossa aula vinha falar com a gente sobre oque fazer com a neve. Desde bonecos de neve à fortes e bancos maciços. Sério, todo mundo queria sugerir alguma coisa pra gente fazer depois da aula.
 Passado o alvoroço, a aula começou e tudo caiu no esquecimento.  Mas na hora do almoço, teve alguém pra salvar a pátria e tirar fotos com a gente.
Eu, India, Bruno e Reagan
 Sim, estávamos nós bem de boa na mesa da cafeteria quando do nada chegam India e Reagan dizendo pra gente pegar nossos casacos de neve porque como era nosso primeiro dia de neve a gente tinha que registrar de algum jeito.
 La fomos nós pra fora do colégio e brincar com a neve que nem crianças brincam  com a areia da praia. Confesso que duvidei que neve pudesse ser tão divertida. Porque você pode usar ela como qualquer coisa, qualquer coisa mesmo!



le me, India, Bella e a bola de neve.
Los brasileños 
Na foto dá até pra ver que a Bella tava tentando fazer uma bola de neve enquanto a gente tirava a foto.

 E também dá pra ver como tinha caído neve naquele dia. Sério, essa neve começou à cair às 6 da manhã não parou até o fim do dia. Tava MUITO tenso. Pra ir à academia mesmo, foi tenso. O caminho pro CHP é bem curto, mas no meio a gente acaba passando por um campo gigante, o qual estava coberto por neve. Sorte minha que meus pais insistiram pra que eu comprasse botas pra neve antes que ela começasse à cair.  Já o Bruno não teve tanta sorte e acabou molhando tudo da canela pra baixo.
 Na real, foi até bom ter que andar na neve. A parada é muito cansativa. Então acabou sendo uma extensão das séries que a gente faz na hora de malhar.
 A vinda da neve acabou trazendo a noticia de que outra coisa vinha pra Halifax. Não, não são pinguins ou ursos polares... mas sim, os dias mais curtos! Quando eu cheguei em setembro, escurecia às 7. Agora, em janeiro, tá escurecendo no máximo  às 5 e meia. Oque é muito ruim porque não dá aproveitar pra sair durante a semana.
 Mas tirando essas complicações todas. Neve é irado, e vê-la cobrindo árvores e casas é uma experiência muito boa e uma visão linda. Na real, na real. Me faz lembrar da música Winter Wonderland. Que por sinal, vale a pena ser ouvida.http://www.youtube.com/watch?v=SHE0Jo82_34&feature=related
 Bem, por hoje é só. Três posts no mês já é mais do que Novembro e Dezembro juntos. 
 Blue step to the right and I'm gone!

Minha viagem à Ottawa resumida em tirinhas.

St Mary's, St. John's and... "St." Dal's???

 Bem, eu não posto fazem 2 meses. Peço desculpas... mas é que a preguiça bate toda vez que eu abro a aba do Zany em "nova postagem".
Dalhousie
 Bem, devido à adaptação à neve e ao frio do inverno, novembro não foi lá um mês muito agitado por aqui. Não teve nenhum feriado épico tipo o dia de ação de graças ou algum dia irado tipo o dia de Halloween. De qualquer jeito, a nossa coordenadora sempre arranja alguma coisa pra gente fazer.
 E adivinhem oque a gente foi fazer?

 Se por algum milagre você pensou em visitar as universidades de Halifax, você está correto meu caro amigo(a)! Sim, a gente foi visitar a Dalhousie University, na qual o meu host brother (Shane) estuda,  St. Mary's University e o St. John's College. Até pouco tempo atrás eu achava que college e university dava tudo na mesma. Mas aparentemente, college é uma instituição menor, onde você faz cursos para empregos na área de serviços, como mecânica. E University tem o mesmo significado que no Brasil.
 Bem, eu não vou dizer que  foi a coisa mais legal do mundo. Porque certamente não foi. Mas foi muito bom por causa da experiencia, conhecer uma universidade por dentro, entender porque os caras pagam tão caro pra estudar e perceber que o ensino tem seu valor em cada lugar do mundo.
 Pra quem não sabe, as escolas no Canadá em sua grande maioria são públicas. Oque poupa despesas gastas pelos pais por aqui, diferentemente do Brasil. Infelizmente, no Canadá quase todas as universidades são pagas e normalmente não são baratas. Mas aí que tá, aqui no Canadá é possível viver sem um curso superior ou sem um negócio próprio. Já no Brasil, não.
 Anyway, acabamos conhecendo partes distintas de cada lugar. O departamento de artes do St. John's (que por sinal aparenta ser um lugar que só apoia artes mesmo), o departamento de física da Dalhousie University e um setor random que mais parecia uma bancada de atendimento ao cliente.
 Na minha sincera opinião, a Dalhousie dá de 10x0 em todas as outras. Primeiro porque é a maior universidade da costa leste do Canadá. Segundo porque 20% dos alunos da Dal são exchange students/intercambistas/imigrantes permanentes do Canada. E por ultimo porque tem o incentivo de várias empresas no setor de engenharia que só tende à crescer depois do governo injetar 25 bilhões de dólares na cidade de Halifax, oque vai tb trazer o investimento de empresas nos alunos da Dal.
 A apresentação nas universidades acabaram sendo muito boas. A gente teve uma aula de física ao nível universitário na Dalhousie.  Sim, eu não entendo como um país tão desenvolvido ainda tá usando Windows Vista...
mascote dos Tigers.
 Acabaram fazendo vários jogos e brincadeiras também, envolvendo curiosidades e a história da DAL.
 E depois claro, pra não matar a tradição canadense, fomos todos ver o time da universidade jogar.
 O legal foi ver o primo do Tim (meu host father) jogando. Ele é o capitão do Dalhousie Tigers e joga no ataque. Vou ser sincero, eu nem sabia que o cara era primo dele até o Tim me contar a história e me dizer o número da jersey dele.
  Eles deram um monte de coisa pra gente, luvas, panfletos, livretos e até umas paradas do time de hóquei (você enchia de ar e ficava batendo um no outro que nem  um retardado só pra fazer barulho).
  A gente acabou vazando cedo do jogo. Não só porque ia acabar às 11 pm mas também porque o jogo ja tava no segundo tempo e ainda tava 0x0.
 Foi um dia um tanto interessante. Mas uma coisa eu tenho à dizer, depois de 3 meses em Halifax, você acaba percebendo que não se tem lá muita coisa pra fazer...
 Blue step to the right and I'm gone.