Friday 11 November 2011

CHALLENGE 2011





                                                                                                                                                                           Fazem duas semanas que eu fui num acampamento em uma cidadezinha chamada New Minas  no interior da Nova Scotia, à duas horas da minha cidade, Halifax.
Lugarzinho pacato e com clima de comédia romantica americana, onde todo mundo se parece com o mocinho e a mocinha da história. O mecanico, vizinho rabugento, a velhinha que serve suco e biscoitos pro pessoal que trabalha ajudando a limpar seu jardim.
 Aquelas florestas de pinheiros muito altos, estradas largas passando pelo meio da cidadezinha com um pessoal "redneck" (pescoço vermelho, também conhecido como candense do interior) em suas caminhonetes com bonés de telinha e radios com musica country.
Eu participo de um grupo de adolescentes na Regal Road Baptist Church. Nao chega a ser do tamanho do GABS mas me faz lembrar um pouco. O pessoal é muito gente boa, à tres semanas eles me convidaram pra esse evento chamado THE CHALLENGE.
Eu nem sabia oque esperar, mas como eu sinto muita falta das semanas tomadas pelas coisas que eu fazia por envolvimento no GABS, resolvi participar. Até porque era uma cidade diferente e eu ia poder fazer coisas que eu só poderia fazer numa cidade do interior.
Começou de um jeito meio estranho, a gente teve que chegar cedo pra caramba na igreja daqui, então deu o sinal pra acabar a aula eu voei pra casa, peguei minha mochila e meu saco-de-dormir e disparei pro ponto de onibus. Como sempre, acabei chegando bem na hora marcada e como sempre o pessoal ja tava lá mas demorou meia hora pra sair porque queriam tirar foto, ir no banheiro e aquelas coisas que são quase irrelevantes se voce quer chegar num lugar o mais rapido possivel.
Graças a Deus eu consegui dormir a viagem inteira porque eu odeio viagem de carro quase tanto quanto sorvete de menta. Foi "rapidin" e quando eu percebi ja tava la.
Como qualquer retiro teve aquele negocio todo pra se registrar e conseguir colocar suas coisas no lugar e tal. Até porque, se achar numa igreja gigante que nem a de New Minas não é uma coisa fácil. O negócio é GIGANTE! Nem cabia numa foto panoramica.
Mas depois daquela chatisse toda, a gente se reuniu com os outros grupos que vieram e fomos todos pro auditorio principal.
Um monte de coisa maluca aconteceu. Primeiro, eles chamaram líderes de cada grupo pra uma prova surpresa. A primeira foi meio estranha. Os caras tinham que descascar uma banana vendados e depois alimentar outra pessoa, ainda com a venda.
Depois disso, a gente acabou sendo apresentado à uma banda muito boa chamada The Silent. Eles sao uma banda vinda do Tenesee e tocam muito rock, punk e musicas meio indie. Curti muito o estilo dos caras. Principalmente porque eles tocaram musicas como How He Loves Us (Love's like a Hurricane) e Mighty to Save. A banda tem tres componentes, baterista, guitarrista e baixista/leadsinger/stilophonista. Eu acabei comprando o CD da banda. Infelizmente, eles nao tem nenhum EP ou album pra baixar em nenhum lugar. :(


Os dias se resumiam basicamente nisso. Provas malucas, musica e claro, uma palavrinha como de costum no meio. O cara que falou pra gente atende pelo nome David Sawler. O cara mandou muito bem mesmo. Até na inspiração do ES pra botar as fotos do cachorro no meio do nada pra quebrar aquele gelo que fica entre o "palestrante" e o pessoal assistindo.
Ele ainda tinha umas dinamicas muito legais com o tema: "idade não faz diferença, seja a mudança que o mundo clama." O David acabou pesquisando e constatou que a maioria dos discipulos tinham no maximo 19 anos. O motivo? Bem, eles nao pagavam impostos, tirando Pedro e quem pagava impostos em Israel naquela epoca tinha que ter no minimo 20 anos, mais novos que isso ainda eram considerados responsabilidade dos pais. Em uma vez ele pediu pra que 12 pessoas das idades de 14-19 anos fossem pra cima do palco e sentassem. Era pra representar a ultima ceia, junto com os 12, surgiu um cara com uns 30 pra simbolizar Jesus. E que essas 12 pessoas nao eram muito diferentes das 12 que andavam com JC. Que o artista que pintou a "Ultima Ceia" havia errado ao representar os discipulos como homens velhos e barbudos quando na realidade eles eram adolescentes magricelas com disposição de sobra.
  Nosso anfitrião, muito engraçado por sinal, se vestia de um jeito diferente a cada vez que aparecia. Pra sinalizar que na priemeira noite, na janta, a gente teria sundaes com banana (banana split), ele acabou se fantasiando de banana. O pior foi, que enquanto isso o cara começou a dançar e cantar Bananas de Pijamas... Cumulo do ridículo/engraçado.

  Em outra ocasião no dia seguinte o cara me apareceu com uma fantasia de gorila que parecia o King Kong dos anos 30. Dessa vez ele começou a perseguir as pessoas atrás do microfone. Ainda por cima ele conseguia imitar aqueles grunhidos de gorila perfeitamente.
  Ahhhh, o momentos em que a gente ia comer eram muito bons mesmo. No primeiro dia eu acabei nao gostando porque, como voces ja devem saber, eu odeio sorvete (eita comida sem graça). Mas os outros dias foram A-N-I-M-A-I-S.
  Por exemplo, no sabado eles conseguiram patrocinio de uma rede de supermercados famosa e colocaram umas 20 marcas de cereal pra servir. Tinha pra todos os gostos e necessidades  (sem gluten, com baixa taxa de açúcar...) e com vários sabores famosos, tipo Lucky Charms (que são muito bons!), Cinnamon crisps (crocantes de canela) entre outros... Sério, o unico cereal do Brasil que podia ter aqui seria Nescau Ball o resto... bem, o resto é resto.
  Além do cereal, a gente também teve Subs no almoço onde vc podia escolher todos os ingredientes do sanduíche, chocolate quente do Tim Horton's ou suco de laranja e coca do Mac'Donalds. Nem vou listar tudo oque a gente comeu porque o post ia ocupar uma pagina inteira, rs.
  O importante é dizer que como tinham umas 500-600 pessoas lá, se tinha muito espaço pra todo mundo, o problema era: não tinha cadeira nem pra metade da raça que tava lá. Por isso, todo mundo sem exceção, teve que sentar no chão pra comer. Eu, como pessoa higienica fui o menos sem noção possivel e coloquei a bandeja no meu colo na hora de comer. Já os canadenses do jeito que são, deixavam a bandeja no chão, sendo que teve uma vez que o chão tava muito sujo porque a gente tinha saido na chuva e os tenis ficaram cheios de lama. Sim, os canadenses tem um senso de higiene no minimo... estranho. Mas eles nem se importam tanto com sua propria saude, afinal eles têm plano de saude coberto pelo governo, tudo tem qualidade de saude particular no Brasil e é "de graça". Eles têm maioras impostos sobre produtos do que os EUA apenas por causa da saúde. Bem que nosso país podia ser assim neh? Com todas as taxas que a gente paga, no minimo isso devia acontecer...
 Também aconteceu uma noite de talentos lá e adivinha? Mais red neck life style com musica country! Os caras mandaram muito bem, pelo menos a maioria. A melhor dupla na minha opiniao, foram dois amigos que ensaiaram uma musica com um violino e um violão. Sem vocal, eles aumentavam muito a velocidade e faziam todo mundo dançar, a apresentação deles deve ter durado uns cinco minutos e nao deve ter dado nem um minuto ra todo mundo estar batendo o pé e as mãos. Foi muito bom, mesmo.

 Teve até um cara que recitou um poema que misturava a paixão dele pelo café do Tim Horton's e as tardes que ele passava com o pai quando era criança. Ele colocou esse poema num concurso e chegou nos 5 finalistas. Infelizmente ele nao foi o primeiro (premio de estoque de café do Tim's por um ano) mas ganhou um vale de 200$ no Tim's de qualquer lugar.
 

Eu realmente conheci um daqueles eventos que todo mundo fala, com bons pregadores e muita gente. Acho que pra mim foi uma experiencia valida. Acabei conhecendo muita coisa e muita gente, sem falar de perceber que Deus cuida de todas as coisas mesmo e a gente nem percebe.
  Todo mundo que eu conhecia no Challenge me identificava com uma frase de efeito: "LIKE NAPOLEON DYNAMITE!!!"
 Ai voce se pergunta: Que droga é Napoleon Dynamite? Bem, é um filme de 2004/2005 e que todo canadense conhece/ama. Agora ele vai ganhar uma versão animada na FOX e ter uma temporada em 2011/12. O personagem principal usa uma camisa escrito: VOTE FOR PEDRO, que na realidade é seu melhor amigo que esta se candidatando a um cargo no colegio. A figura é avacalhada mesmo, o cara é zoado mas nao é por isso que o povo canadense vai deixar de reverenciar o tal filme.
Outra coisa que as pessoas perguntavam:
 Voce sabe que vc tem o mesmo nome que o Bruno Mars?
 Eu: Po nao sei nao. Mas tipo, é Pedro Fernandes também?
 Aí me falam: Nao, Peter Hernandez, mas é a mesma coisa né?
 Como fã do hawaiiano eu acabei concordando que era a mesma coisa. Pra mim foi bem legal saber que um dos musicos que serve de influencia pra mim tem o "mesmo" nome que o meu. Pra mim soa bem melhor que "Bruno Marte".
  Esse clima de cidadezinha de interior e a hospitalidade dos red necks canadenses que foram muito melhores do que eu esperava.
 Nessa sexta e sabado eu ainda posto mais algumas vezes. Ja que faziam quase 20 dias que eu nao postava. D:
Minhas sinceras desculpas...
Blue step to the right and I am gone.

No comments:

Post a Comment