Saturday 14 January 2012

St Mary's, St. John's and... "St." Dal's???

 Bem, eu não posto fazem 2 meses. Peço desculpas... mas é que a preguiça bate toda vez que eu abro a aba do Zany em "nova postagem".
Dalhousie
 Bem, devido à adaptação à neve e ao frio do inverno, novembro não foi lá um mês muito agitado por aqui. Não teve nenhum feriado épico tipo o dia de ação de graças ou algum dia irado tipo o dia de Halloween. De qualquer jeito, a nossa coordenadora sempre arranja alguma coisa pra gente fazer.
 E adivinhem oque a gente foi fazer?

 Se por algum milagre você pensou em visitar as universidades de Halifax, você está correto meu caro amigo(a)! Sim, a gente foi visitar a Dalhousie University, na qual o meu host brother (Shane) estuda,  St. Mary's University e o St. John's College. Até pouco tempo atrás eu achava que college e university dava tudo na mesma. Mas aparentemente, college é uma instituição menor, onde você faz cursos para empregos na área de serviços, como mecânica. E University tem o mesmo significado que no Brasil.
 Bem, eu não vou dizer que  foi a coisa mais legal do mundo. Porque certamente não foi. Mas foi muito bom por causa da experiencia, conhecer uma universidade por dentro, entender porque os caras pagam tão caro pra estudar e perceber que o ensino tem seu valor em cada lugar do mundo.
 Pra quem não sabe, as escolas no Canadá em sua grande maioria são públicas. Oque poupa despesas gastas pelos pais por aqui, diferentemente do Brasil. Infelizmente, no Canadá quase todas as universidades são pagas e normalmente não são baratas. Mas aí que tá, aqui no Canadá é possível viver sem um curso superior ou sem um negócio próprio. Já no Brasil, não.
 Anyway, acabamos conhecendo partes distintas de cada lugar. O departamento de artes do St. John's (que por sinal aparenta ser um lugar que só apoia artes mesmo), o departamento de física da Dalhousie University e um setor random que mais parecia uma bancada de atendimento ao cliente.
 Na minha sincera opinião, a Dalhousie dá de 10x0 em todas as outras. Primeiro porque é a maior universidade da costa leste do Canadá. Segundo porque 20% dos alunos da Dal são exchange students/intercambistas/imigrantes permanentes do Canada. E por ultimo porque tem o incentivo de várias empresas no setor de engenharia que só tende à crescer depois do governo injetar 25 bilhões de dólares na cidade de Halifax, oque vai tb trazer o investimento de empresas nos alunos da Dal.
 A apresentação nas universidades acabaram sendo muito boas. A gente teve uma aula de física ao nível universitário na Dalhousie.  Sim, eu não entendo como um país tão desenvolvido ainda tá usando Windows Vista...
mascote dos Tigers.
 Acabaram fazendo vários jogos e brincadeiras também, envolvendo curiosidades e a história da DAL.
 E depois claro, pra não matar a tradição canadense, fomos todos ver o time da universidade jogar.
 O legal foi ver o primo do Tim (meu host father) jogando. Ele é o capitão do Dalhousie Tigers e joga no ataque. Vou ser sincero, eu nem sabia que o cara era primo dele até o Tim me contar a história e me dizer o número da jersey dele.
  Eles deram um monte de coisa pra gente, luvas, panfletos, livretos e até umas paradas do time de hóquei (você enchia de ar e ficava batendo um no outro que nem  um retardado só pra fazer barulho).
  A gente acabou vazando cedo do jogo. Não só porque ia acabar às 11 pm mas também porque o jogo ja tava no segundo tempo e ainda tava 0x0.
 Foi um dia um tanto interessante. Mas uma coisa eu tenho à dizer, depois de 3 meses em Halifax, você acaba percebendo que não se tem lá muita coisa pra fazer...
 Blue step to the right and I'm gone.

No comments:

Post a Comment